s1
s2
s3
s4
s5
s6
s7
s8
s9
s10
s11

Primeira Guerra Mundial

144 De forma a proporcionar, ao público em geral, um horário mais alargado de visita à exposição "A Primeira Guerra Mundial", o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, abrirá as portas um sábado por mês, entre Maio e Outubro, das 15h00 às 18h00.

Estará aberto nos seguintes sábados: 9 Maio; 6 de Junho; 4 de Julho; 5 de Setembro e 3 de Outubro.


A exposição A primeira Guerra Mundial conta a forma como Guimarães vivenciou este período e recorda os soldados vimaranenses que partiram para a Guerra, o Regimento de Infantaria nº 20 (RI 20), além de evocar a história da Primeira Guerra Mundial, designadamente, os países participantes, as principais batalhas, a formação do corpo expedicionário português, a participação portuguesa na guerra, com referência à Batalha de La Lys.

A mostra contempla um espaço onde foi recriada uma trincheira na qual está exposto algum armamento. Além disso, tem patente um conjunto de objetos, como cadernetas militares, mapas, condecorações militares (medalhas), fotografias, bilhetes-postais, diários de guerra, pertencentes a soldados que participaram neste conflito e que foram recolhidos no âmbito da iniciativa intitulada “Uma imagem, uma história, uma memória”.

Com esta exposição pretendemos recordar e homenagear aqueles que partiram para este conflito e salvaguardar e preservar a memória da participação portuguesa na 1ª Guerra Mundial.
17 de Abril de 2015 15:17
topo