s1
s2
s3
s4
s5
s6
s7
s8
s9
s10
s11

Protocolo de Colaboração

19 Protocolo de Colaboração para digitalização dos documentos pertencentes à extinta Insigne e Real Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira.

No dia 17 de Dezembro, no Arquivo Municipal Alfredo, decorreu a cerimónia de assinatura do protocolo, entre O Município de Guimarães e a Direcção-Geral de Arquivos com vista à digitalização dos documentos pertencentes à extinta Insigne e Real Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, transferidos para Lisboa, em 1862, por Augusto Soromenho.
Este riquíssimo fundo documental, custodiado pelo Arquivo Nacional da Torre Tombo, actualmente, integrado na dependência da Direcção Geral de Arquivos, é constituído pelo Livro de Mumadona Dias, vários documentos eclesiásticos, documentos particulares e documentos régios, num total de cerca de 5.000 (cinco mil) documentos, datados entre os anos de 950-1500, aproximadamente.
Nessa ocasião, foi proferida a conferência “A importância dos arquivos para a memória colectiva” e a apresentação dos trabalhos de digitalização do “Livro de Mumadona Dias” pelo Dr. Silvestre Lacerda, Director-Geral da Direcção - Geral de Arquivos.

Estes eventos integraram a comemoração do 9º aniversário da inclusão do Centro Histórico de Guimarães na lista da UNESCO de Cidades Património Cultural da Humanidade

Galeria de imagens
18 de Janeiro de 2011 15:41
topo