s1
s2
s3
s4
s5
s6
s7
s8
s9
s10
s11

Férias de Verão 2017

220
A pensar nas férias de verão e na ocupação dos tempos livres, o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, promove várias atividades lúdico - pedagógicas, com o objetivo de sensibilizar as crianças e jovens para o trabalho que se realiza no Arquivo, bem como para a importância da conservação e salvaguarda do nosso património material e imaterial.

Todas estas atividades são gratuitas e realizam-se durante o período de 3 a 28 de julho de 2017.

“DESCOBRE O PRIMEIRO FORAL PORTUGUÊS”
Vem descobrir o primeiro foral português, constituído por três cartas, a carta de foral do Conde D. Henrique em 1096, e as cartas de confirmação de D. Afonso Henriques, em 1128 e a de D. Afonso II, em 1217. A iniciativa pretende sensibilizar os mais pequenos para a importância da história dos documentos de Arquivo.
Participa e leva o teu puzzle.

“… A BANDEIRA DA CIDADE DE GUIMARÃES”
Sabias que a bandeira municipal de Guimarães foi aprovada, através da Portaria 131/85 de 9 de Março, publicada no Diário da República. Tem a imagem de Nossa Senhora da Oliveira com o menino, vestida de vermelho e com um manto azul, foi a mesma que concedeu vários milagres segundo o Livro dos Milagres de Nossa Senhora da Oliveira.
Esta iniciativa pretende sensibilizar os mais pequenos para a importância história dos documentos de Arquivo e os símbolos do Município de Guimarães.
Participa e pinta a tua bandeira.

“GENEALOGISTA POR UM DIA…CONSTRÓI A TUA ÀRVORE”
A profissão ligada ao Arquivo é a de arquivista, contudo existem outras profissões que lhe estão associadas. Nesta atividade damos a conhecer uma profissão com uma ligação muito estreita aos documentos de arquivos, a de genealogista.
Vem participar na atividade e faz a tua árvore genealógica.

“O AVÔ CONTA UMA HISTÓRIA…"
Quarta-feira 26 julho – manhã 10h00

Tendo como base a comemoração do dia dos avós, o arquivo propõe a apresentação da história “Cuscas no Castelo” A abelhinha Cuscas, enquanto andava a apanhar pólen nas flores, descobriu um grupo de crianças a entrar no Castelo de Guimarães. Desvenda, com a sua ajuda, os mistérios deste monumento. Nesta sessão, vais ficar a saber o que é uma colmeia e assistir ao vivo às abelhas a produzirem mel.

Animação do livro aventuras de Cuscas no Castelo de Guimarães com a presença do autor e apicultor Paulo Santos e a colmeia.

Informações gerais das atividades:
Seg. a Sex. / 10H00 e 14H30 (2 sessões por dia)
Público-Alvo: 1.º e 2º ciclos do ensino básico.
Duração: 90 minutos.
Grupos: mínimo de 5 pessoas e máximo de 15.

A marcação nas actividades deverá ser efectuada, através do contacto telefónico, 253 421 246, presencialmente no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta ou através do envio do seguinte formulário para o nosso e-mail.

TODAS AS ATIVIDADES SÃO GRATUITAS / Mais Informação

14 de Junho de 2017 16:42
topo